Prémio Jornalismo Fernando de Sousa

O Prémio Jornalismo Fernando de Sousa será atribuído pela primeira vez a 9 de maio de 2017, Dia da Europa, reconhecendo peças informativas que contribuído, de forma notável, para explicar questões importantes a nível europeu, ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou das políticas da União Europeia em Portugal.

Para serem admissíveis, as peças devem, entre outros requisitos, ser publicadas ou difundidas entre 9 de Maio de 2016 e 14 de Janeiro de 2017, num meio de comunicação social de línguas portuguesa.

O prémio, que visa honrar e perpetuar o profissionalismo do jornalista Fernando de Sousa, premiará trabalhos desenvolvidos nas áreas da imprensa, rádio, televisão e Internet, em duas categorias:

- Categoria Jornalista - um prémio atribuído a um trabalho produzido por um jornalista detentor de carteira profissional ou por uma equipa, da qual conste um jornalista detentor da carteira profissional

- Categoria estudante - um prémio atribuído a um trabalho produzido por um estudante, ou por uma equipa de, no máximo, cinco estudantes do ensino superior nas áreas de jornalismo e comunicação social.

São elegíveis para candidatura ao Prémio Jornalismo Fernando de Sousa artigos e reportagens que:

- abordem questões importantes a nível europeu ou promovam um melhor entendimento das instituições ou políticas da União Europeia

- Sejam publicadas ou difundidos entre 9 de Maio de 2016 e 14 de Janeiro de 2017 num meio de comunicação social de língua portuguesa

- sejam elaborados em português

- não tenha recebido outro prémio até à data de encerramento das candidaturas

A apresentação de candidaturas para a 1ª Edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa poderá ser feita até 28 de Fevereiro de 2017.

Contexto

O Prémio Jornalismo Fernando de Sousa é atribuído num espírito de respeito pela liberdade e pel opluralismo da comunicação social e no contexto da intenção da Comissão Europeia de melhorar a comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus.

Fernando de Sousa (16 de Fevereiro de 1949 - 9 de Outubro de 2014) foi um jornalista português especializado em assuntos europeus. Passou pela RDP, BBC, Diário de Notícias e SIC, foi correspondente em Londres, na Alemanha e um dos primeiros correspondentes portugueses em Bruxelas.

Foi o primeiro jornalista português que acompanhou as cimeiras euroepias, tendo ainda coapresentando "Europa XXI" e "Os Europeus", transmitidos na SIC Notícias.

A 30 de Janeiro de 2016 foi feito Comendador da Ordem Infante D. Henrique.

Mais informações:

Vídeo de Apresentação do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa

Regulamento do Prémio de Jornalismo "Fernando de Sousa"

Formulário de Inscrição para Jornalistas

Formulário de Inscrição para Estudantes